Home Top Ad

EncurtaNET

Anita Sarkeesian crítica machismo de jogos e recebe ameaças

Anita Sarkeesian, autora da série de vídeos “Tropes vs. Women in Video Games“, que analisa como a indústria dos games retrata a mulher nos jogos, recebeu ameaças após seu último vídeo. Onde usa cenas de GTA V, Assassin’s Creed II , Far Cry 3, The Witcher, Red Dead Redemption e muitos outros jogos para mostrar que o papel da mulher nas narrativas não contribui de forma significativa para a história e é concebido apenas para provocar choque ou excitação.


Ative as legendas

Após a publicação do vídeo, Anita passou a receber violentas críticas online e ameaças. A situação ficou tão extremada que a autora do vídeo acionou as autoridades e teve de deixar sua casa por medo de algum ataque.

Estou segura. As autoridades foram notificadas. Vou passar a noite com amigos. Não estou desistindo. Mas esse assédio às mulheres nessas mídias tecnológicas tem que parar!


Desenvolvedores de companhias como a EA, Ubisoft, Bungie, Sony, Infinity Ward, Bioware, Blizzard, Microsoft, Riot, Epic, Paradox e muitas outras, assim como os indies como Tim Schafer e Rami Ismail saíram em defesa de Anita em uma carta aberta à comunidade.

A carta diz:
Acreditamos que todos – não importa o gênero, orientação sexual, etnia ou religião – têm o direito de jogar, criticar jogos e criar jogos sem ser assediado ou ameaçado. É a diversidade de nossa comunidade que permite que os jogos floresçam.
Se você vê ameaças de violência ou assédios nos comentários do Steam, YouTube, Twitch, Twitter, Facebook ou reddit, por favor tire um minuto para relatá-los nos respectivos sites.
Se você encontrar um discurso ofensivo ou um discurso de ódio, tome uma posição pública de repúdio e faça da comunidade de jogadores um espaço mais agradável para se estar.
O argumento de Anita – que os jogos não precisam reproduzir violência sexual e objetificação feminina apenas para tentar ser realista e ousado – é poderoso. Cenas como as que foram mostradas em seu vídeo menosprezam os problemas reais enfrentados pelas vítimas da violência de gênero. As imagens ecoam esses problemas do mundo real, mas sem os sentimentos reais que devem ser atrelados a esses problemas, criando uma dissonância preocupante. Videogames, como qualquer meio criativo, têm falhas e áreas em que seus criadores podem fazer melhor. Discutir isso é, em última instância, de interesse de todos.
Anita, antes, não era conhecida no mundo gamer, até que se tornou alvo de abuso dos gamers. Sua opinião contraria levou a coisas como um jogo onde o jogadores são convidados a bater em sua cara, chamado Beat Up Anita Sarkeesian.


Nenhum comentário: